top of page

Benefícios da caminhada diária


Conheça os benefícios da prática diária da caminhada e inspire-se para levar uma vida mais saudável.


10 Benefícios da caminhada diária


A caminhada é uma atividade física aeróbica de fácil execução. Pessoas de todas as idades, independente do condicionamento físico, podem realizar caminhadas diariamente.


Além de não ter restrição de idade, é uma atividade que pode ser feita em qualquer ambiente, até mesmo no quintal de casa, num parque, na rua, em locais de natureza abundante, etc.


Para aproveitar dos benefícios que a prática proporciona para o corpo e para a mente, é importante que a caminhada seja feita de maneira regular e sempre acompanhada de bons hábitos alimentares.


A seguir, falamos de 10 super benefícios de caminhar diariamente.

1 – Estimula a circulação sanguínea


Caminhar ajuda a reduzir o inchaço das pernas e tornozelos, por meio da ativação da circulação sanguínea. É importante sempre manter uma boa hidratação combinada de uma alimentação equilibrada e nutritiva, isso contribui para que o inchaço seja combatido a longo prazo.

2 – Melhora a capacidade pulmonar


Quando caminhamos, o pulmão é bastante beneficiado. As trocas gasosas que ocorrem no órgão fazem com que as impurezas sejam eliminadas. Além de, aumentar a capacidade respiratória.

3 – Fortalece os músculos


A prática regular da caminhada faz com que os músculos captem mais oxigênio e com isso, aumentem a sua eficiência. Além disso, ao caminhar são estimulados grupos musculares, que também são fortalecidos, ganhando mais resistência.

4 – Melhora a postura


Por envolver diversos músculos e articulações, a prática da caminhada diária ajuda a reduzir dores nas costas e a melhorar a postura corporal.

5 – Melhora a memória


Por estimular a circulação sanguínea no cérebro, a caminhada favorece a produção de catecolaminas, que ajudam a melhorar a capacidade da memória.

6 – Combate a osteoporose


O impacto dos pés no chão produz um efeito que é benéfico aos ossos. A compressão dos ossos das pernas e a movimentação geral do esqueleto durante a prática da caminhada, promove estímulos elétricos nos ossos, que facilitam a absorção de cálcio, deixando-os mais resistentes e menos propensos ao surgimento da osteoporose.

7 – Previne a depressão


Caminhar estimula a liberação de endorfina, hormônio que é responsável pela sensação de alegria e de relaxamento. Quando uma pessoa pratica atividades físicas, ela automaticamente, passa a produzir uma quantidade maior do hormônio.


Com o passar do tempo, os efeitos benéficos começam a aparecer, afastando o desânimo, aumentando a sensação de bem-estar e prevenindo os sintomas da depressão.

8 – Melhora a autoestima


Caminhar por áreas verdes, como parques e jardins, ajuda a melhorar e muito a saúde mental, promovendo benefícios como a melhora do humor e o aumento da autoestima.

9 – Ajuda a manter o peso saudável


Ao caminhar de maneira frequente, o corpo passa a ter um maior gasto energético e consequentemente, maior demanda calórica, o que promove a queima de gorduras localizadas.


Existem estudos que apontam que, mesmo após o exercício, o corpo continua queimando gorduras, já que ela promove a aceleração do metabolismo, aumento da circulação, respiração e da atividade muscular.

10 – Previne doenças


São muitas as doenças que podem ser prevenidas com a prática regular das caminhadas, como problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes, obesidade, aterosclerose, depressão, osteoporose, e muitas outras.

Você pode combinar a caminhada com a prática de treinos funcionais e alcançar resultados ainda mais surpreendentes.


Os treinos funcionais trabalham o corpo como um todo e são inspirados em movimentos que já executamos no dia a dia. E assim como as caminhadas, podem ser executados nos mais diversos ambientes, proporcionando benefícios físicos e mentais.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page