top of page

Circuito Funcional


Descubra o que é um treino funcional, quais são os objetivos e porque essa modalidade tem sido tão procurada pelas pessoas em todo o mundo.

O que é Circuito Funcional?

Para muitas pessoas, frequentar uma academia e realizar exercícios repetitivos torna-se algo monótono e maçante com o passar do tempo. Os treinos funcionais são uma alternativa mais dinâmica e divertida que vem se tornando bastante popular entre quem busca por um pouco mais de energia e alto astral ao treinar.

Dentro dos treinos funcionais, temos uma modalidade chamada de Circuito Funcional, que nada mais é do que uma série de exercícios funcionais que são realizadas dentro de um percurso.

São estabelecidos os números de repetição ou o tempo de cada um dos exercícios que o aluno irá realizar. Quando essa meta é cumprida, ele passa rapidamente para a próximo até completar o circuito.

O local de realização de cada um dos exercícios recebe o nome de estação e fica marcado para que o aluno identifique cada uma. Pode se tratar apenas de um espaço delimitado para um exercício livre ou de um local com colchonete, tatame, escadas de agilidade, cones, cordas, halteres ou outro acessório que sirva para realização de cada exercício. Tudo depende do que é estipulado pelo instrutor.

Os circuitos funcionais podem ser feitos individualmente ou de forma coletiva, onde cada aluno ocupa uma estação e elas vão sendo trocadas a cada etapa. O uso de música é comum para deixar tudo mais dinâmico ainda.

Quais são os objetivos de um circuito funcional? Os circuitos podem ter objetivos diversos, isso porque os exercícios realizados vão ser estipulados pelo personal trainer, de acordo com as necessidades do aluno. A base desta modalidade são os exercícios funcionais, que podem ser destinados a:

  • Perda de peso;

  • Ganho de flexibilidade;

  • Ganho de equilíbrio corporal;

  • Aumento da resistência cardiovascular;

  • Aumento da força muscular;

  • Ganho de resistência muscular;

  • Melhora da coordenação motora.


Portanto, podemos entender que este não é um tipo de treino especifico, ou seja, ele pode ser adaptado, alternando os exercícios a serem realizados. Benefícios do circuito funcional

  1. É dinâmico e motivador;

  2. É desafiador, o que estimula o aluno;

  3. São trabalhadas habilidades funcionais diversas;

  4. Trabalha a agilidade e a memória;

  5. Estimula o metabolismo;

  6. Favorece a queima de gordura;

  7. Aumento da força e da resistência muscular;

  8. Melhora a coordenação motora e o equilíbrio corporal;

  9. É estimulante.

Porque o circuito funcional pode ser bom para você? Se você chegou até aqui, percebeu que esta modalidade atende diversos objetivos e é capaz de promover uma série de benefícios.

Se você está entre o grupo de pessoas que busca por atividades mais estimulantes, dinâmicas, pois está cansado dos treinos repetitivos e maçantes das academias, então esta é uma oportunidade para conhecer algo que vai transformar a forma como você se exercita.

Vale lembrar que os circuitos funcionais podem acontecer dentro das academias, mas também em parques, praças, em casa e até na praia. A Sim Saudável pode proporcionar esta liberdade para os seus treinos.

Visite nosso site e conheça este trabalho.

1.246 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page