top of page

Como emagrecer com equilíbrio?

Atualizado: 3 de ago. de 2021


Entenda porque dietas restritivas não te ajudam a emagrecer e confira dicas para perder peso de forma saudável.

Como emagrecer com equilíbrio?


Emagrecer é uma busca constante de muitas pessoas, não somente por questões relacionadas com a aparência física, mas principalmente pela busca por uma vida mais saudável.


Acontece que, dietas drásticas não contribuem para isso. Pelo contrário, a tendência é que ao se readaptar, o corpo recupere o peso perdido dentro de curto espaço de tempo e ainda tem o risco de sofrer com a deficiência de nutrientes por manter uma alimentação restrita.


Emagrecer de forma saudável é possível, desde que a dieta seja feita de forma adequada, com o acompanhamento de um nutricionista e esteja aliada com a prática regular de atividades físicas e com o gerenciamento do estresse. É a famosa busca pelo equilíbrio.


Mas, como conquistar esse tão sonhado equilíbrio?


A importância do equilíbrio para mantimento do peso saudável


Ninguém emagrece da noite para o dia. Quando isso acontece, geralmente, é devido a algum problema de saúde ou adoção de uma dieta restritiva, que promove um emagrecimento rápido, mas que não é eficiente e nem duradouro.


Para um emagrecimento efetivo e saudável, é necessário trabalhar um conjunto de fatores que vão desde a melhora da qualidade do sono, reeducação alimentar, prática regular de exercícios e cuidados com a saúde mental.


Um exemplo muito comum que mostra a importância do equilíbrio, são casos de pessoas que sofrem com ansiedade, estresse ou depressão, e tem a tendência de desenvolver compulsão alimentar. Nesses casos, a comida é vista como uma espécie de refúgio para elas. Portanto, lidar com as emoções é fundamental para conseguir alcançar o peso saudável.


É claro que essa não é uma tarefa fácil, exige disciplina, consistência e uma mudança de mentalidade. Mas, alcançar esse equilíbrio permite viver com mais saúde, qualidade de vida, dentre outros ganhos. Por isso, preparamos algumas dicas que podem ajudar.

Dicas para emagrecer com equilíbrio


Cuide da saúde mental


Como já foi citado acima, o estresse e a ansiedade são vilões do emagrecimento saudável. Além de gerar a compulsão alimentar, o estresse aumenta a produção de cortisol e adrenalina, que são hormônios que reduzem a queima das calorias, além de afetar o controlo do apetite e provocar uma multiplicação de células.


Portanto, é imprescindível ter cuidados com a saúde mental, evitando os picos de estresse e buscando por hábitos e atividades que contribuam para melhorar a sensação de bem-estar.


A atividade física e o lazer são formas de estimular a produção de serotonina, o hormônio do humor e do bem-estar e para isso é necessário que essas práticas sejam inseridas na rotina diária. Busque por coisas que te estimulam, alegram, acalmem e vá inserindo isso no dia a dia.

Mantenha uma boa hidratação


A água é fundamental para manutenção da saúde e promove benefícios para todo o organismo. A média de consumo recomendada é de 2 litros por dia, podendo variar de acordo com o peso e a quantidade de exercícios praticados.

Durma bem


O sono de qualidade é fundamental para a recomposição das células e funcionamento adequado do organismo. Mas, não basta dormir de 6 a 8 horas diárias, é necessário que o sono seja recuperativo.


Antes de deitar, evite o uso do celular e busque por atividades relaxantes como ler um livro. Outro fator que ajuda muito é manter o quarto confortável e, caso necessário, tomar um chá calmante ou utilizar óleos essenciais.

Pratique atividade física regularmente


A prática de atividade física contribui para a queima de calorias, fortalece a musculatura corporal, estimula o funcionamento do metabolismo e também ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade e outros problemas que afetam a saúde mental e emocional.

Portanto, para um emagrecimento saudável, é fundamental que seja regular.

Nem sempre é fácil encontrar ânimo para a prática diária de atividade física, uma dica para isso é testar diferentes modalidades até encontrar algo que você realmente goste, para que esse seja um momento estimulante do seu dia.

Você conhece os treinos funcionais?


Uma opção de atividade estimulante e prazerosa são os treinos funcionais. Eles podem ser realizados em qualquer ambiente, até mesmo em parques, praças e até na praia.

Aqui na Sim Saudável, nós trabalhamos com uma ampla variedade de treinos funcionais que atendem os mais diversos públicos, inclusive os idosos. Promovemos ambientes descontraídos e harmoniosos para acolher todas as pessoas e manter a motivação.

Nossa equipe é multidisciplinar e atende em empresas, parques, escolas ou de forma individualizada.


Acesse o nosso site e conheça nosso trabalho. Se você busca por atividades físicas para alcançar um emagrecimento saudável, nós temos a solução para você!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page