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Por que é tão importante dormir bem?


A qualidade do sono implica no desempenho do organismo. Noites mal dormidas podem acarretar diversos problemas de saúde. Saiba como melhorar isso!


A importância de uma boa noite de sono

Problemas de raciocínio, dificuldade de concentração e de memorização, alteração de humor, irritabilidade, cansaço, visão turva, dores de cabeça, alterações do metabolismo, tudo isso pode ser resultado de noites mal dormidas. Cuidar do nosso sono deve ser uma prioridade, pois isso tem um grande impacto na saúde e na qualidade de vida.

A Associação Mundial de Medicina do Sono, aponta que pelo menos 45% da população tem algum tipo de distúrbio que atrapalha o sono, sendo que uma média de 21% das pessoas adultas dorme menos do que seis horas diárias.

Além de seu efeito relaxante, o sono é considerado um processo vital do organismo. Quem não consegue dormir adequadamente, pode enfrentar sérios problemas físicos e mentais.

Ao dormir, o nosso corpo desempenha as funções de restauração, recarrega suas energias, repara tecidos, promove o crescimento muscular e sintetiza proteínas. O metabolismo é regulado, assim como o sistema imune, fatores que são essenciais para manter a saúde integral do organismo.

Portanto, dormir bem deve ser um hábito de todas as pessoas.


Quantas horas devo dormir?

De acordo com os especialistas, o recomendado é a média de 8 horas por dia de sono sem interrupções, sendo que esse número pode variar conforme a idade e necessidades de desenvolvimento do corpo.

Para os adultos, 7 a 8 horas de sono ininterrupto e de qualidade. Para os adolescentes, de 8 a 10 horas. Crianças devem dormir de 9 a 13 horas e os bebês, entre 12 e 16 horas diárias.


Entenda as fases do sono

O sono cumpre um ciclo com fases que são fundamentais para a sua qualidade. Portanto, para se considerar uma boa noite de sono, não é levado em conta apenas a quantidade de horas dormidas, mas a qualidade.

Entenda como funciona esse ciclo:

  • Fase 1: É quando a pessoa está adormecendo, ou seja, numa zona entre estar acordado e dormindo. O cérebro está trabalhando de forma irregular nesse momento, o corpo relaxa e a respiração começa a ficar mais lenta;

  • Fase 2: O sono leve é iniciado, os batimentos cardíacos e a temperatura corporal diminuem;

  • Fase 3: As ondas cerebrais reduzem o seu ritmo e a pessoa entra em estado de sono profundo;

  • Fase 4: É quando o organismo inicia a liberação dos hormônios de crescimento, promove a recuperação de tecidos e recarrega as suas energias;

  • Fase 5: É onde ocorrem os sonhos. O cérebro volta a acelerar e realiza uma limpeza na memória, mantendo as informações importantes que foram recebidas naquele dia.


Benefícios de dormir bem

Um sono de boa qualidade pode proporcionar muitos benefícios para a saúde do organismo, como por exemplo:

  • Fortalecimento do sistema imune;

  • Mantimento de peso saudável;

  • Redução do risco de desenvolvimento de doenças como diabetes;

  • Combate a problemas cardiovasculares;

  • Redução do estresse;

  • Melhora da concentração;

  • Melhora do humor e da sociabilidade;

  • Redução do cansaço físico e mental;

  • Melhora do desempenho físico;

  • Combate a depressão.


Dicas para dormir melhor

  1. Mantenha o quarto limpo e arejado. Durante a noite, o ambiente precisa estar escuro e silencioso e a cama deve ser confortável;

  2. Evite o consumo de alimentos estimulantes antes de se deitar, como café, pimenta, canela ou que contenham excesso de açúcar, pois eles são prejudiciais ao descanso;

  3. Finalize as suas tarefas diárias antes de ir dormir. O ideal é ter momentos mais relaxantes nas horas que antecedem o sono;

  4. Evite o uso do celular ou da televisão antes de dormir, pois eles prejudicam o descanso. Prefira ler um livro, pois isso ajuda a relaxar e induzir o sono;

  5. Mantenha um horário regular para deitar e para se levantar. Isso garante as horas necessárias para descansar e aproveitar os benefícios;

  6. Evite o consumo de álcool e outras substâncias que intoxicam o organismo, como o cigarro;

  7. Durante o dia, evite cochilos longos, pois isso pode comprometer o sono a noite;

  8. Mantenha uma alimentação equilibrada e insira atividades físicas na sua rotina, pois isso contribui para melhorar a saúde do organismo e mantê-lo em bom funcionamento.

Caso siga as dicas sugeridas e ainda assim tenha problemas para dormir adequadamente, o ideal é buscar por um neurologista, que é o profissional de saúde capaz de detectar problemas relacionados com distúrbios do sono.

Uma rotina saudável é aquela que conta com bons hábitos que proporcionam saúde e qualidade de vida.

A Sim Saudável faz parte da vida de quem busca por uma rotina mais leve, cheia de saúde, equilibrada e plena. Atendemos os mais diversos públicos com treinos especiais completos.

Conheça o nosso trabalho e comece a sua mudança para uma vida melhor!


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