top of page

NoVIDADES


Entenda o que é consciência corporal, quais são seus benefícios e confira quais atividades podem ajudar a desenvolvê-la.


Conheça atividades que ajudam a desenvolver a consciência corporal


Você já ouviu falar em consciência corporal? Sabe qual a importância que ela tem para a preservação da saúde e da qualidade de vida?


Esse é um tema muito importante, afinal, para quem pratica atividades físicas com frequência, desenvolver o autoconhecimento e reconhecer os limites do próprio corpo é fundamental para manter, não só um bom desempenho, mas principalmente para evitar lesões e riscos de desenvolver doenças mais sérias.


Treinar com responsabilidade é essencial. E se for possível treinar com plena consciência de cada movimento, é melhor ainda.


Se você ficou interessado no assunto, a seguir explicamos o que é consciência corporal e damos dicas de atividades que ajudam a promovê-la.

O que é consciência corporal?


A consciência corporal consiste na capacidade que temos de perceber o próprio corpo de maneira profunda e completa.


Ou seja, ela está relacionada a capacidade de entender os movimentos, os limites corporais, a relação do corpo com o ambiente e quais os esforços necessários para se obter os resultados esperados.


O conceito também compreende a capacidade de reconhecer os sinais de alerta emitidos pelo organismo quando são realizados movimentos que podem provocar dores e lesões.


Portanto, podemos entender consciência corporal como a utilização do corpo como um meio de comunicação consigo mesmo e com o ambiente.

Benefícios da Consciência corporal

  • Ao reconhecer quais são os limites do próprio corpo, ampliamos nosso autoconhecimento e podemos saber quando executar cada tipo de movimento, bem como, o momento de parar e evitar lesões e outras patologias que possam surgir a partir de um esforço exagerado;

  • Ensina a reconhecer os próprios limites e a respeitá-los;

  • Melhora a qualidade de vida e a saúde, já que a pessoa que tem consciência corporal está sempre atenta aos movimentos realizados no cotidiano e busca desempenhá-los da melhor forma possível.

Atividades que promovem a consciência corporal


O primeiro passo para começar a desenvolver a conscientização corporal é prestar atenção aos movimentos que são realizados no dia a dia, como sentar, levantar, caminhar, correr.


É importante sempre se questionar se a postura está correta, se o modo de pisar é adequado, e se os movimentos que são repetitivos estão sendo executados de forma saudável.


Outra maneira de desenvolvê-la, é buscando por alguns tipos de atividades físicas que promovam essa consciência, podendo ser elas de alto ou baixo impacto.


Alguns exemplos são:


  • Yoga – é uma prática que promove o autoconhecimento e que conta com posturas que ajudam a focar no momento presente e a criar um elo consigo mesmo;

  • Mindfulness – é uma prática meditativa que, apesar de não estar relacionada à exercícios físicos, contribui para manter a mente no presente e estar atento ao corpo;

  • Treinamento funcional – Os treinos funcionais são muito positivos nesse sentido, pois eles trabalham todas as áreas do corpo, proporcionando conhecimento sobre a execução adequada de cada movimento, como alinhar corretamente a coluna, quanto tempo é possível permanecer em cada exercício, etc. A prática constante deixa o corpo mais inteligente.

Conheça os treinos funcionais desenvolvidos pela Sim Saudável e transforme a maneira como você se relaciona com o seu corpo.

Além de te ajudar a levar uma vida mais saudável, nossos treinos são pensados para deixar a rotina mais leve, proporcionar harmonia, energia e muito mais qualidade de vida.

Realizamos treinos individuais ou em grupos nos mais diversos ambientes.


524 visualizações0 comentário

Conheça os benefícios da prática diária da caminhada e inspire-se para levar uma vida mais saudável.


10 Benefícios da caminhada diária


A caminhada é uma atividade física aeróbica de fácil execução. Pessoas de todas as idades, independente do condicionamento físico, podem realizar caminhadas diariamente.


Além de não ter restrição de idade, é uma atividade que pode ser feita em qualquer ambiente, até mesmo no quintal de casa, num parque, na rua, em locais de natureza abundante, etc.


Para aproveitar dos benefícios que a prática proporciona para o corpo e para a mente, é importante que a caminhada seja feita de maneira regular e sempre acompanhada de bons hábitos alimentares.


A seguir, falamos de 10 super benefícios de caminhar diariamente.

1 – Estimula a circulação sanguínea


Caminhar ajuda a reduzir o inchaço das pernas e tornozelos, por meio da ativação da circulação sanguínea. É importante sempre manter uma boa hidratação combinada de uma alimentação equilibrada e nutritiva, isso contribui para que o inchaço seja combatido a longo prazo.

2 – Melhora a capacidade pulmonar


Quando caminhamos, o pulmão é bastante beneficiado. As trocas gasosas que ocorrem no órgão fazem com que as impurezas sejam eliminadas. Além de, aumentar a capacidade respiratória.

3 – Fortalece os músculos


A prática regular da caminhada faz com que os músculos captem mais oxigênio e com isso, aumentem a sua eficiência. Além disso, ao caminhar são estimulados grupos musculares, que também são fortalecidos, ganhando mais resistência.

4 – Melhora a postura


Por envolver diversos músculos e articulações, a prática da caminhada diária ajuda a reduzir dores nas costas e a melhorar a postura corporal.

5 – Melhora a memória


Por estimular a circulação sanguínea no cérebro, a caminhada favorece a produção de catecolaminas, que ajudam a melhorar a capacidade da memória.

6 – Combate a osteoporose


O impacto dos pés no chão produz um efeito que é benéfico aos ossos. A compressão dos ossos das pernas e a movimentação geral do esqueleto durante a prática da caminhada, promove estímulos elétricos nos ossos, que facilitam a absorção de cálcio, deixando-os mais resistentes e menos propensos ao surgimento da osteoporose.

7 – Previne a depressão


Caminhar estimula a liberação de endorfina, hormônio que é responsável pela sensação de alegria e de relaxamento. Quando uma pessoa pratica atividades físicas, ela automaticamente, passa a produzir uma quantidade maior do hormônio.


Com o passar do tempo, os efeitos benéficos começam a aparecer, afastando o desânimo, aumentando a sensação de bem-estar e prevenindo os sintomas da depressão.

8 – Melhora a autoestima


Caminhar por áreas verdes, como parques e jardins, ajuda a melhorar e muito a saúde mental, promovendo benefícios como a melhora do humor e o aumento da autoestima.

9 – Ajuda a manter o peso saudável


Ao caminhar de maneira frequente, o corpo passa a ter um maior gasto energético e consequentemente, maior demanda calórica, o que promove a queima de gorduras localizadas.


Existem estudos que apontam que, mesmo após o exercício, o corpo continua queimando gorduras, já que ela promove a aceleração do metabolismo, aumento da circulação, respiração e da atividade muscular.

10 – Previne doenças


São muitas as doenças que podem ser prevenidas com a prática regular das caminhadas, como problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes, obesidade, aterosclerose, depressão, osteoporose, e muitas outras.

Você pode combinar a caminhada com a prática de treinos funcionais e alcançar resultados ainda mais surpreendentes.


Os treinos funcionais trabalham o corpo como um todo e são inspirados em movimentos que já executamos no dia a dia. E assim como as caminhadas, podem ser executados nos mais diversos ambientes, proporcionando benefícios físicos e mentais.


31 visualizações0 comentário

Conheça os benefícios da corrida e como ela pode ser associada aos treinos funcionais.


Conheça os benefícios de correr


A corrida é uma das atividades físicas mais buscadas por quem deseja perder peso ou melhorar a saúde cardiovascular, mas ela é capaz de proporcionar muito mais benefícios para o corpo e mente de quem pratica.


A corrida pode ser feita na rua, na natureza, na esteira ou dentro de um circuito funcional, em todos os casos, ela é capaz de promover benefícios e é sobre eles que nós falamos a seguir. Benefícios da corrida

  • Protege o organismo de doenças cardiovasculares;

  • Reduz os riscos de diabetes, infartos, AVC e câncer;

  • Melhora a qualidade do sono;

  • Combate a depressão;

  • Reduz sintomas da ansiedade;

  • Estimula a circulação sanguínea;

  • Estimula a formação de novos neurônios e melhora a memória;

  • Fortalece os músculos e os ossos, reduzindo risco de desenvolver osteoporose;

  • Promove a queima de gordura e o emagrecimento;

  • Melhora a capacidade respiratória;

  • Controla a pressão arterial;

  • Melhora o condicionamento físico;

  • Promove a sensação de bem-estar e aumenta a autoestima;

  • Aumenta a massa muscular;

  • Desperta a produtividade e a criatividade;

  • Melhora o humor.

Os benefícios podem ser aproveitados ao longo da prática, por isso é importante manter a disciplina e a consistência.


O ideal é que sejam de 20 a 60 minutos pelo menos 3 vezes na semana. Porém, pessoas que correm acima de 30 km semanais precisam da orientação de um profissional de educação física para que possam atingir seus objetivos, sem riscos de lesões musculares e articulares ou a saúde geral do organismo.

Treino funcional e Corrida


A corrida pode integrar os treinos funcionais. Alguns tipos de corrida podem ser incluídos pelo personal na criação dos circuitos. Além disso, a corrida também pode ser utilizada como aquecimento para os treinos.


Outra associação muito comum entre as duas modalidades é a utilização dos treinos funcionais como preparatórios para atletas de corrida.


Nesse caso, os treinos são compostos de movimentos específicos que melhoram a rotina do corredor. O circuito funcional visa criar uma sinergia entre todas as partes do corpo, por meio do desenvolvimento das capacidades físicas como coordenação, resistência, força e equilíbrio.


Os exercícios podem contemplar movimentos globais, que trabalham o corpo de forma integral ou trabalhar partes específicas que contribuam para melhorar o desempenho.


Para conseguir correr bem, é importante fortalecer todo o corpo e não apenas os membros inferiores, como a maioria das pessoas acaba pensando. A parte superior do corpo, é importante para gerar impulso, que projeta o corpo para a frente e ainda, melhora a estabilidade e a postura ao correr.


Outro aspecto trabalhado no funcional que contribui para a corrida, é o fortalecimento do core, região composta pelo abdômen e lombar, que ajuda a otimizar o esforço e gasto de energia durante a corrida.


Os treinos funcionais para corrida, geralmente, utilizam o peso do próprio corpo e contam com agachamentos, flexões, abdominais, afundos, dentre outros. A quantidade de série e de repetições depende das necessidades de cada corredor, do período de treinamento e outros fatores. Por isso, deve sempre ser definido pelo profissional de educação física.

Treine com a Sim Saudável


A Sim Saudável é uma empresa especialista em treinos funcionais, trabalhando de forma individual ou em grupos nos mais diversos ambientes.


Oferecemos espaços receptivos e acolhedores para pessoas de todas as idades. Nossos alunos podem desfrutar de treinos de alta qualidade, acompanhados por profissionais qualificados.


Tudo com muita alegria e animação para fazer o momento do treino se tornar algo prazeroso e divertido.


Além disso, atendemos as necessidades individuais de cada um de nossos alunos, com treinos funcionais personalizados.


Para você que quer desfrutar dos benefícios da corrida, experimente as vantagens que o treino funcional pode proporcionar.


Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso trabalho. Ou ainda, faça uma visita ao nosso site para conhecer um pouco mais sobre o universo dos treinos funcionais.

22 visualizações0 comentário
bottom of page