top of page

Conscientização corporal


Entenda o que é consciência corporal, quais são seus benefícios e confira quais atividades podem ajudar a desenvolvê-la.


Conheça atividades que ajudam a desenvolver a consciência corporal


Você já ouviu falar em consciência corporal? Sabe qual a importância que ela tem para a preservação da saúde e da qualidade de vida?


Esse é um tema muito importante, afinal, para quem pratica atividades físicas com frequência, desenvolver o autoconhecimento e reconhecer os limites do próprio corpo é fundamental para manter, não só um bom desempenho, mas principalmente para evitar lesões e riscos de desenvolver doenças mais sérias.


Treinar com responsabilidade é essencial. E se for possível treinar com plena consciência de cada movimento, é melhor ainda.


Se você ficou interessado no assunto, a seguir explicamos o que é consciência corporal e damos dicas de atividades que ajudam a promovê-la.

O que é consciência corporal?


A consciência corporal consiste na capacidade que temos de perceber o próprio corpo de maneira profunda e completa.


Ou seja, ela está relacionada a capacidade de entender os movimentos, os limites corporais, a relação do corpo com o ambiente e quais os esforços necessários para se obter os resultados esperados.


O conceito também compreende a capacidade de reconhecer os sinais de alerta emitidos pelo organismo quando são realizados movimentos que podem provocar dores e lesões.


Portanto, podemos entender consciência corporal como a utilização do corpo como um meio de comunicação consigo mesmo e com o ambiente.

Benefícios da Consciência corporal

  • Ao reconhecer quais são os limites do próprio corpo, ampliamos nosso autoconhecimento e podemos saber quando executar cada tipo de movimento, bem como, o momento de parar e evitar lesões e outras patologias que possam surgir a partir de um esforço exagerado;

  • Ensina a reconhecer os próprios limites e a respeitá-los;

  • Melhora a qualidade de vida e a saúde, já que a pessoa que tem consciência corporal está sempre atenta aos movimentos realizados no cotidiano e busca desempenhá-los da melhor forma possível.

Atividades que promovem a consciência corporal


O primeiro passo para começar a desenvolver a conscientização corporal é prestar atenção aos movimentos que são realizados no dia a dia, como sentar, levantar, caminhar, correr.


É importante sempre se questionar se a postura está correta, se o modo de pisar é adequado, e se os movimentos que são repetitivos estão sendo executados de forma saudável.


Outra maneira de desenvolvê-la, é buscando por alguns tipos de atividades físicas que promovam essa consciência, podendo ser elas de alto ou baixo impacto.


Alguns exemplos são:


  • Yoga – é uma prática que promove o autoconhecimento e que conta com posturas que ajudam a focar no momento presente e a criar um elo consigo mesmo;

  • Mindfulness – é uma prática meditativa que, apesar de não estar relacionada à exercícios físicos, contribui para manter a mente no presente e estar atento ao corpo;

  • Treinamento funcional – Os treinos funcionais são muito positivos nesse sentido, pois eles trabalham todas as áreas do corpo, proporcionando conhecimento sobre a execução adequada de cada movimento, como alinhar corretamente a coluna, quanto tempo é possível permanecer em cada exercício, etc. A prática constante deixa o corpo mais inteligente.

Conheça os treinos funcionais desenvolvidos pela Sim Saudável e transforme a maneira como você se relaciona com o seu corpo.

Além de te ajudar a levar uma vida mais saudável, nossos treinos são pensados para deixar a rotina mais leve, proporcionar harmonia, energia e muito mais qualidade de vida.

Realizamos treinos individuais ou em grupos nos mais diversos ambientes.


473 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page