top of page

Educação Física escolar

Atualizado: 28 de jan. de 2021


Entenda a Importância da Educação Física no âmbito escolar e veja os benefícios que ela pode promover para uma vida mais equilibrada e saudável.


A Educação Física como disciplina escolar

A Educação Física nas escolas vai muito além da prática esportiva, ela promove uma série de benefícios no âmbito pessoal, social e cultural. Dentre os principais objetivos da disciplina está a promoção da saúde, o desenvolvimento motor, a socialização e o estímulo da aprendizagem.

As aulas de Educação Física precisam ser elaboradas considerando as dimensões cognitivas, socioculturais e afetivas do aluno, atendendo aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que são orientados pelo Ministério da Educação (MEC). Cabe ao Professor elaborar as atividades que contemplem todas as questões citadas.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, as aulas devem ser elaboradas a partir de três blocos: jogos, ginásticas, esportes e lutas; Atividades rítmicas e expressivas; e Conhecimentos sobre o corpo.

O documento defende que esses três blocos estão relacionados entre si e podem ou não serem trabalhados em sala de aula.

A Educação Física está presente no currículo escolar desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e é muito importante para complementar de forma transversal o estudo das demais disciplinas aplicadas.


Objetivo geral da Educação Física escolar

A disciplina tem como objetivo geral a promoção de práticas que despertem no aluno o interesse pelos exercícios corporais e a partir disso, criar uma convivência harmoniosa e construtiva com outros indivíduos, contribuindo para a socialização e a cidadania.

Além disso, a Educação Física na escola também objetiva a valorização da diversidade por meio do reconhecimento e respeito as características físicas individuais de cada um e a busca pelo desempenho de si próprio e dos outros, aprendendo a eliminar a segregação e não depreciar as pessoas por conta de suas qualidade ou peculiaridades como fatores físicos, sociais ou sexuais.

Os exercícios físicos e a prática esportiva estimulam o respeito mútuo, a solidariedade, a valorização humana e a interação social, contribuindo para um convívio saudável com pessoas dos mais diversos grupos sociais.

Portanto, a Educação Física, não é apenas aprender a realizar exercícios ou a introdução em algum esporte, mas tudo o que essa vivência coletiva pode proporcionar.


A importância das aulas de Educação Física

As aulas de Educação Física são importantes para o desenvolvimento de uma vida saudável, para a socialização do aluno, o trabalho em equipe e a prática esportiva. As aulas devem proporcionar diversas experiências corporais que desafiem o aluno.

Essa disciplina tem tanta importância quanto as demais e vai contribuir para o comportamento pessoal do individuo durante toda a sua vida.

A Educação Física no âmbito escolar trabalha a liberdade cognitiva e também emocional dos alunos. Fator que é importante para a criação de ambientes de convívio saudável, onde o respeito e a tolerância prevalecem. Alguém que sabe como se relacionar coletivamente, desenvolve um melhor controle evolutivo de seus valores, comportamentos e atitudes.


Benefícios das aulas de Educação Física

1. Trabalha o desenvolvimento motor do aluno;

2. Promove a integração social;

3. Ajuda o aluno no conhecimento do próprio corpo, suas mudanças e limites;

4. Favorece a convivência com o diferente e o desenvolvimento do respeito e da tolerância;

5. Contribui para o desenvolvimento da autoconfiança;

6. Promove melhoras na autoestima;

7. Ajuda a desenvolver a expressão verbal e corporal;

8. Reduz o estresse;

9. Contribui para um estilo de vida mais saudável.


A Educação Física, evidentemente, promove benefícios para a saúde como a redução do risco de doenças como a obesidade, o colesterol, a hipertensão e doenças respiratórias. Além disso, ela ajuda a desenvolver habilidades físicas gerais e pode servir de estímulo para o aluno se torne praticante de algum esporte.

É por meio da Educação física escolar que se aprende sobre a importância de ter um estilo de vida saudável. Essa é uma disciplina importantíssima na fase escolar. O professor tem o papel de inspirar e abrir caminhos para uma vida com maior equilíbrio.


Uma vida com mais saúde

A atividade física deve estar presente em todas as fases de nossas vidas. E o mais importante de tudo é entender que exercitar-se não precisa ser algo difícil e cansativo.


Conheça a Sim Saudável e os treinos funcionais. Você vai viver com mais saúde, mais disposição, realizando atividades que motivam e promovem bem estar físico e mental.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page