top of page

Alimentação Saudável


Saiba o que é uma alimentação saudável, quais nutrientes ela precisa conter e como as nossas escolhas influenciam no equilíbrio e na saúde do nosso corpo.


Afinal, o que é uma alimentação saudável?

Muitas pessoas confundem o significado de Alimentação saudável, associando isso a dietas restritivas. Mas, isso não é verdade! Alimentar-se de maneira saudável passa pela escolha cuidadosa dos alimentos para suprir as necessidades do organismo e promover a qualidade de vida.

A alimentação é um dos fatores mais importantes quando falamos em saúde e tem relação direta com o bem-estar físico e mental. Para ser considerada saudável, deve garantir que o organismo receba todos os nutrientes que ele necessita para o seu bom funcionamento.

Uma alimentação saudável conta com uma grande variedade de alimentos, é equilibrada e tem atenção a quantidade e a segurança do que é ingerido.


Qual a importância de uma alimentação saudável?

Tem aumentado a cada dia os números de pacientes que sofrem com obesidade, hipertensão, diabetes, câncer e muitas outras doenças. Em grande parte, esses problemas são desencadeados pela má alimentação.

Além disso, consumir alimentos que não oferecem os nutrientes que o organismo necessita, como as vitaminas e proteínas, pode vir a causar quadros de desnutrição.

Esses são problemas graves que afetam a saúde, comprometem a qualidade de vida e podem causar até mesmo a morte. Portanto, a alimentação saudável precisa ser entendida como um sinônimo de saúde.


Quais nutrientes nosso organismo precisa?

Uma alimentação saudável deve contar com macronutrientes, que são os carboidratos, as gorduras e as proteínas.

Os carboidratos estão presentes nos pães, massas em geral, batata, dentre outros alimentos. As gorduras são absorvidas pelo consumo de azeites, oleaginosas, abacate, etc. Já, as proteínas vêm de peixes, carnes vermelhas, carne de frango, ovos, entre outros.

O organismo precisa também dos micronutrientes, que são vitaminas e minerais que podem estar presentes numa grande variedade de alimentos, como as frutas, as verduras, os legumes, etc.

Não devemos esquecer das fibras, elas são aquelas partes dos alimentos vegetais que são resistentes a digestão e a absorção pelo intestino. Elas desempenham papel muito importante na saúde e podem ser encontradas em alimentos integrais, verduras e frutas.

Uma alimentação que conta com todos esses ingredientes de uma forma equilibrada, fornece tudo o que o corpo precisa para se manter saudável.


Como manter o equilíbrio?

É muito comum ouvir por aí que quanto mais colorido é um prato, mais saudável ele é. Isso tem relação com a variedade de alimentos consumidos. Uma alimentação diversa, fornece uma maior quantidade de nutrientes. É nisto que mora o equilíbrio.

Incluir verduras, furtas e legumes no dia a dia, fornece fibras, vitaminas e sais minerais, que ajudam no funcionamento do organismo e ainda, previnem doenças. Assim como, o arroz e o feijão fornecem proteínas, leite e seus derivados, oferecem cálcio, assim por diante.

Além disso, é muito importante ter cuidado com a ingestão de alimentos que são prejudiciais à saúde. Processados devem ser consumidos de forma equilibrada. E ainda, é preciso muita atenção com os ultraprocessados.

São chamados assim os refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados, e outros produtos que contém quantidades exageradas de sal, gorduras e açúcares, além de serem pobres em vitaminas. Eles devem ser evitados em uma alimentação equilibrada e saudável.

O ideal é sempre priorizar os alimentos in natura, dar preferência aos orgânicos e respeitar a sazonalidade, ou seja, consumir alimentos da estação.

Além disso, para o mantimento da saúde e da qualidade de vida, a hidratação do organismo precisa de atenção especial. E ainda, a inserção de atividades físicas na rotina diária é imprescindível.


É difícil manter uma alimentação saudável?

Para muitas pessoas, a adoção de hábitos mais saudáveis é uma tarefa que parece difícil e complicada. Porém, comer bem e sentir os benefícios disso, vai proporcionar a sensação de prazer e bem-estar, fazendo compensar todo o esforço empreendido nessa mudança.

Se você quer ter uma vida mais saudável, precisa ter muita atenção com o que você come e manter uma rotina ativa, leve e equilibrada.

A Sim Saudável é sua parceira na transição para uma vida com mais saúde, bem-estar e felicidade. Nosso trabalho abrange todos os públicos e vai surpreender você! Visite nosso site e confira.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page