top of page

Alongamento antes ou depois do treino?


Qual o momento certo de alongar? Nesse post, falamos sobre o que dizem as pesquisas a respeito desse tema.

Alongamento antes ou depois do treino?

Estamos acostumados a ouvir que não se pode iniciar a prática de exercícios sem ter realizado alongamentos. Mas, será que essa é uma informação correta?

Os alongamentos são fundamentais para melhorar a flexibilidade e todo programa de exercícios deve contar com séries de alongamentos, independente de qual seja a modalidade praticada. Mas, a grande dúvida é: Em qual momento é correto praticar esses alongamentos?

Existem muitas pesquisas realizadas a fim de revelar qual é a forma adequada da realização desses exercícios.

Esses estudos visam entender a eficácia dos alongamentos para cada modalidade, se eles são mais indicados antes ou depois dos treinos e ainda, qual seria a duração adequada para cada um dos grupos musculares.

A grande maioria das pessoas acha que o correto é se alongar antes da prática, mas não é bem isso que o consenso entre as pesquisas mais recentes diz.

Quando alongar?

O mais indicado é que os alongamentos sejam realizados depois dos treinos. Até então, acreditava-se que os alongamentos preliminares ajudariam a evitar os riscos de lesões, porém os estudos apontam que eles não têm relação com o surgimento das lesões e que para determinados exercícios, o alongamento pode até mesmo ser prejudicial.

Alongamentos sustentados, que são aqueles onde o corpo permanece em uma posição que alonga um determinado músculo por um período de tempo, promove o alongamento de fibras musculares. Em curto prazo, o músculo permanece esticado, o que reduz sua força e potência, prejudicando o desempenho em atividades que exigem essas condições.

Já a longo prazo (prática de alongamentos por meses), o músculo se adapta, criando novas fibras musculares, o que provoca menos lesões e protege as articulações.

Portanto, os alongamentos devem ser realizados, preferencialmente, depois da atividade física ou em algum outro momento do dia. Mas, é muito importante que sejam feitos diariamente para que o músculo se adapte e se torne mais resistente.

Outro ponto importante, é focar naqueles grupos musculares que são mais utilizados na sua prática esportiva. Quem corre, por exemplo, deve focar nas pernas e coxas. A orientação do profissional de educação física é fundamental.

Em casos onde os treinos são realizados apenas com foco na saúde e no bem-estar, ou seja, sem serem direcionados para fins esportivos competitivos, podem ser inseridos tranquilamente na rotina de academia. Estudos revelam que o alongamento dinâmico é ótimo para desenvolver a flexibilidade corporal.

O único problema, é que quando praticado antes da musculação, pode agravar o estresse muscular. E deve, portanto, ser praticado em outros momentos.

É importante ressaltar que, os alongamentos tem uma grande importância para a manutenção da flexibilidade e desempenham um papel importantíssimo na rotina. Portanto, não é que a prática seja irregular, mas ela precisa ser executada da forma correta para um melhor aproveitamento.

Se você está buscando por uma modalidade de atividade física que traga benefícios para a saúde, ao mesmo tempo em que te ajuda a cuidar da mente, conheça o trabalho realizado pela Sim Saudável.

Somos uma empresa especializada em treinos funcionais, atendemos individualmente ou em grupos e nossas aulas podem ser realizadas nos mais diversos ambientes. Visite nosso site e saiba mais!

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page