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Sedentarismo



Sair da zona de conforto e vencer o sedentarismo é um grande desafio. Por isso, preparamos dicas incríveis que vão te ajudar a encontrar a motivação que está faltando para isso.

Como sair do Sedentarismo?

Que a prática regular de atividades físicas é fundamental para manter a saúde em dia, você já deve saber, não é mesmo? Afinal, este é um assunto do qual falamos bastante por aqui.

Mas, o que impede que uma grande parcela das pessoas não consiga levar uma rotina que inclua os exercícios? Com certeza, o sedentarismo é a principal resposta.

Entendemos como sedentário o modo de vida em repouso, o que não quer dizer que uma pessoa nesta condição esteja sempre deitada, mas que ela não está gastando energia suficiente no seu dia.

A energia não gasta se acumula no organismo e se transforma em gordura. Ao longo do tempo isso pode acarretar no surgimento de doenças como a obesidade, a diabetes, hipertensão e até mesmo em depressão.

O que leva as pessoas a chegarem no sedentarismo é a dificuldade de incluir na rotina momentos dedicados para a prática de atividades esportivas em geral. Seja pela rotina de trabalho exaustiva, pela necessidade de cuidar da casa, filhos, ou simplesmente por não conseguir encontrar motivação para se dedicar a isso.

Mas, quanto mais atribulada for a rotina, mais importante é a adoção de hábitos mais saudáveis para aliviar a mente das preocupações e alcançar o bem-estar.

Se você se identifica com esse quadro, é hora de acabar com o sedentarismo!

O que eu preciso para sair da zona de conforto?

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, não é necessário dedicar tanto tempo para fugir do sedentarismo, 150 minutos por semana de atividades aeróbicas moderadas como caminhada, corrida, andar de bicicleta ou musculação, já são suficientes para isso.

O importante é que seja mantida a regularidade, ou seja, é fundamental que a prática seja regular.

Os esportes são excelentes para sair da zona de conforto, especialmente quando você é capaz de encontrar algo que lhe proporcione prazer. Nem sempre é fácil conseguir isso, mas testar diferentes modalidades é a saída para buscar algo com o qual você se identifique e onde encontre motivação. Depois de um dia exaustivo de trabalho, o sofá realmente parece muito atraente, portanto, para deixar a zona de conforto para trás, é indicado que você encontre algo que seja estimulante. Dicas para mudar hábitos e vencer o sedentarismo

  1. É muito importante passar pelo médico antes de promover grandes mudanças na rotina, especialmente se você quer se dedicar a prática esportiva. Isso te ajudará a saber quais suas condições de saúde;

  2. Fazer pequenas mudanças no cotidiano é uma boa forma de dar o primeiro passo, trocar o carro pela bike, passear com o cachorro, preferir as escadas ao elevador, são coisas muito simples, mas que vão inserindo o movimento na rotina diária;

  3. Comece devagar e ao longo do tempo vá aumentando a intensidade dos exercícios praticados, isso vai ajudar a prevenir lesões e a encontrar o ritmo perfeito para você;

  4. Procurar pela orientação profissional é a saída ideal para encontrar as atividades mais indicadas para si e evitar problemas com lesões;

  5. Use sempre roupas e calçados adequados para a prática esportiva;

  6. Não esqueça que a alimentação saudável é fundamental para manter a saúde. O consumo de alimentos processados está muito ligado com o sedentarismo, pois gera um aumento da gordura corporal. Prefira uma alimentação mais natural, equilibrada e nutritiva. É indicado consultar um nutricionista;

  7. Lembre-se da importância dos alongamentos, antes e depois dos exercícios;

  8. Trabalhe com metas, isso te ajudará a manter o foco. Mas, lembre-se que é muito importante estabelecer metas alcançáveis, sendo realista consigo mesmo;

  9. Mantenha uma rotina, isso ajudará a criar a disciplina necessária para não desistir das suas metas. Estabeleça um cronograma com os horários dedicados a prática de exercícios e cumpra-os;

  10. Busque por atividades que sejam estimulantes, pois isso proporciona a saúde física e o bem-estar mental, que é importantíssimo para o mantimento da saúde integral e, claro, da motivação que você precisa. Se você tem dificuldades em encontrar algo que se encaixe na sua rotina e lhe proporcione prazer, conheça os treinos funcionais.

A Sim Saudável se dedica a promoção de treinos funcionais que atendem os públicos mais diversos. Trabalhamos com trenos individuais ou coletivos e promovemos ambientes descontraídos e harmoniosos para acolher todas as pessoas.

Nosso foco está na saúde, no cuidado, na promoção da alegria, da evolução e no abraço a diversidade. Tudo isso para que você consiga encontrar em nossos treinos o estímulo que falta para vencer o sedentarismo e viver de forma mais plena e saudável.

Acesse o nosso site e conheça agora mesmo o nosso trabalho.

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