Entenda quais são as diferenças entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos e como cada um deles atua no organismo.
O que são exercícios aeróbicos e anaeróbicos?
Você já deve ter se deparado várias vezes com esses termos, não é mesmo? Mas, você sabe o que eles significam e quais as diferenças entre os dois?
A principal diferença entre esses dois tipos de exercícios, é que o aeróbico utiliza oxigênio para a produção de energia nos músculos, enquanto o anaeróbico faz uso de carboidratos.
Quando são realizadas atividades com longo período de duração, que utilizam o oxigênio para gerar energia muscular, elas são chamadas de exercícios aeróbicos, é o caso das caminhadas, por exemplo.
Porém, quando esses exercícios são de maior intensidade, realizados de forma contínua e com curta duração, são chamados de anaeróbicos, que é o caso da musculação.
Como você pode observar, a diferença está na duração e intensidade dos exercícios realizados.
A seguir, vamos nos aprofundar um pouco mais e conhecer exemplos de exercícios que se enquadram em cada tipo.
Exercícios aeróbicos
Quando falamos de exercícios aeróbicos, são aqueles onde o oxigênio é o principal fator responsável, pois é ele que funcionará como fonte de energia nos músculos.
São atividades com maior tempo de duração, onde o corpo vai mesmo necessitar de muito mais energia. Para isso, as células musculares consomem o oxigênio que inalado através da respiração.
Esse tipo de exercício estimula o metabolismo e os sistemas vascular e cardiorrespiratório, aumentando a capacidade pulmonar e cardíaca para suprir a energia muscular.
Além disso, tanto nos exercícios aeróbicos quanto nos anaeróbicos, existe uma molécula chamada trifosfato de adenosina (ATP), que a responsável pelo armazenamento da energia. Depois de utilizar a parte de ATP presente nas células, o corpo passa a utilizar a glicose.
Porém, o cérebro entende que a glicose é fundamental para o seu funcionamento e para evitar danos, os músculos passam a utilizar a gordura corporal como fonte energética. Por conta disso é que os exercícios aeróbicos são muito utilizados para a perda de peso.
Exemplos de exercícios aeróbicos: caminhada, corrida, dança, natação e ciclismo.
Exercícios anaeróbicos
Nesse tipo de exercício, o corpo produz energia por meio do metabolismo anaeróbico, que não faz uso de oxigênio. A produção de energia aqui, ocorre pela queima de carboidratos.
É considerado como um exercício anaeróbico qualquer atividade física capaz de trabalhar diversos músculos de maneira intensa e contínua, por um determinado período.
É o tipo mais procurado por pessoas que estão em busca de ganhar massa muscular magra, força e resistência física.
O desempenho muscular é maior em treinos anaeróbicos.
O ATP também é utilizado, mas nesse caso, as moléculas são reconstituídas de maneira instantânea por meio da creatina fosfato, que é outra molécula que se liga na ATP para produzir energia. Essas são moléculas presentes nos músculos esqueléticos e cruciais para obter resultados com os treinos.
Exemplos de exercícios anaeróbicos: Musculação, agachamentos, Pilates e exercícios que envolvem velocidade como natação, corrida e bicicleta.
Qual é melhor?
Como os dois tipos de exercício atuam de maneira diferente, o ideal é que um programa completo conte com os dois tipos de atividade física, a fim de fortalecer os músculos, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, desacelerar a perda de massa muscular, dentre outros benefícios.
Para fins de emagrecimento, os dois são efetivos, mas é necessário que sejam feitos sob orientação profissional e complementados com uma dieta específica.
Escolher o treino mais adequado para si, passa por analisar seus objetivos, condições físicas atuais, disponibilidade de tempo, dentre outros fatores.
Uma alternativa muito interessante, que combina exercícios aeróbicos e anaeróbicos, a fim de alcançar ótimos resultados, são os treinos funcionais.
Se você ainda não conhece essa modalidade, visite nosso site e descubra um novo mundo de possibilidades.
A Sim Saudável é uma empresa que trabalha com treinos funcionais para os mais diversos públicos.
Nossa equipe é multidisciplinar e atende em empresas, parques, escolas ou de forma individualizada. Nosso foco está na saúde, no cuidado, na promoção da alegria, da evolução e no abraço a diversidade.
Comments