top of page

Prancha abdominal isométrica


Saiba mais sobre o exercício da prancha, para que serve, quais seus benefícios e como praticar com segurança.


Exercício de prancha: para que serve?

A prancha é um exercício que tem se tornado muito popular por deixar o abdômen mais forte. Porém, as funções e os benefícios da prática vão muito além disso e podem influenciar o corpo como um todo.

Este exercício é realizando utilizando o próprio peso corporal, sendo muito prático e eficiente. Pode ser executado em qualquer lugar e não depende de aparelhos ou acessórios para produzir resultados. A não ser, a dedicação e a constância, que são indispensáveis para usufruir dos seus benefícios.

Pode ser incluído nos treinos para diversos objetivos como perda de peso, condicionamento físico, redução das medidas abdominais, modelagem do corpo, etc. Dentre os principais benefícios promovidos está o fortalecimento do CORE, que é como chamamos o conjunto de músculos responsável pelo equilíbrio corporal e a adequação de postura do tronco na realização de qualquer movimento.

O exercício da prancha pode ser executado de diferentes formas, alguns exemplos são a prancha isométrica, que é a forma básica e ainda, a prancha isométrica lateral, prancha isométrica lateral com braço estendido, prancha invertida, prancha tri-base e prancha perdigueiro.


Para que serve a prancha?

1. Fortalecimento do corpo, especialmente do Core

A prancha é um exercício que trabalha o Core, como já falamos no início do texto. O core é uma espécie de cinturão que compreende toda a região do abdômen e da coluna e integra um total de 29 pares de músculos. Ao exercitar essa região, o abdômen é fortalecido, assim como a lombar, os glúteos e oblíquos.


2. Prevenção de lesões

Quando o core é fortalecido, o risco de lesões automaticamente diminui, ajudando na prevenção de hérnias de disco, lesões lombares, dentre outros problemas. Além disso, a prancha ajuda a reduzir a incidência de dores nas costas.


3. Acelerar o metabolismo

A prancha também é importante para acelerar o metabolismo. Isso acontece porque durante o exercício todo o corpo é trabalhado para ser sustentado na mesma posição e isso ajuda a ativar o metabolismo.


4. Melhorar a postura

Além da definição do corpo, a prancha isométrica ajuda a conquistar uma postura correta. Quando a musculatura da região central e os músculos abdominais são trabalhados, o corpo passa a realizar movimentos naturais onde a postura é mais ereta, por conta da sustentação.


5. Promoção do equilíbrio corporal

Ao longo da prática, o ganho de equilíbrio corporal é evidente. Isso acontece justamente pelo fortalecimento da região do core, somado a facilidade em manter a estabilidade.


6. Maior flexibilidade

A prática regular da prancha isométrica aumenta a flexibilidade do corpo. Por alongar vários grupos musculares ao mesmo tempo, como os ombros, a clavícula e até os dedos dos pés, com a constância é possível usufruir de um bom ganho de flexibilidade.


7. Desafia e motiva

A prancha é um exercício que pode ser praticado em diferentes níveis e como já falamos acima, com variações. Consiste em um exercício muito desafiador, onde são estipuladas metas para se permanecer estável na mesma posição. Com isso, se torna também uma prática estimulante e motivadora.


Como e onde praticar com segurança?

Apesar de poder ser realizada em qualquer lugar, a prancha é um exercício que exige atenção e cuidado para a execução correta das posições. O corpo é mantido por um período de tempo na mesma postura e isso exige que ela esteja adequada.

A nossa indicação é sempre realizar exercícios sob orientação e acompanhamento profissional. A Sim Saudável trabalha com treinos funcionais que incluem a prancha e outras práticas que contribuem para alcançar resultados satisfatórios e surpreendentes.

184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page