top of page

Treino funcional na areia


Conheça as vantagens e os benefícios do treino funcional na areia, modalidade que alia condicionamento físico e contato com a natureza.


Saiba como funciona o treino funcional na areia

O Treino funcional na areia ou circuito funcional de praia, como também é chamado, é uma adaptação do treino convencional para ser realizado nesse ambiente ao ar livre.

Essa modalidade tem sido buscada por muitas pessoas, principalmente, pelo fato de conseguir manter um contato mais próximo com a natureza enquanto se exercita.

Os circuitos de praia ajudam os alunos a saírem da rotina e propõe exercícios de treinamento funcional, trabalho aeróbico e de resistência muscular, além de alongamentos. A médio prazo, esse conjunto de atividades melhora muito o condicionamento físico, o equilíbrio, a força e ajuda na criação de resistência física.

Além disso, a redução dos níveis de gordura corporal é uma das principais motivações pela busca dessa modalidade de treino funcional.

Dentre as principais atividades realizadas estão caminhadas com afundo, corridas com pique de explosão, deslocamento lateral dos cones, Burpee, abdominal prancha e escada de agilidade.

Além disso, podem ser utilizados acessórios como faixas elásticas, bolas, Kettlebell e TRX, tiras de nylon conectadas a ganchos e manoplas, ou simplesmente, o peso do próprio corpo.


Vantagens do Treino Funcional na areia

Uma das principais vantagens é justamente essa possibilidade de adaptação do treino funcional a diferentes ambientes com superfícies com características especiais, como a areia. É uma forma de sair da rotina comum de exercícios feitos na academia.

Além disso, pode ser realizado considerando as necessidades de cada pessoa, podendo ser feito por alunos de qualquer idade.

São treinos dinâmicos e o ambiente permite um gasto calórico de até 20% a mais do que dentro da academia. Ocorre uma exigência maior da musculatura, especialmente da que é responsável por estabilizar os movimentos e as articulações.

Outra vantagem que merece ser destacada, é o fato de que o ambiente pode proporcionar a sensação de bem-estar.


Benefícios gerais

  • Melhora a condição cardiorrespiratória;

  • Melhora a coordenação motora;

  • Promove a resistência muscular localizada;

  • Melhora o equilíbrio corporal;

  • Aprimora a propriocepção, que é o reconhecimento da localização espacial do próprio corpo;

  • Aumento da lipólise;

  • Melhora a saúde cardiovascular;

Além disso, os exercícios realizados na areia trabalham a panturrilha, quadríceps, glúteos, e a potência dos movimentos em geral. Uma areia fofa exige maior esforço muscular para a realização de movimentos, podendo ser considerada como uma forma de adição de carga aos exercícios.


Acompanhamento profissional é indispensável

Ao buscar por uma nova modalidade de exercícios, o acompanhamento de um profissional é indispensável para alcançar resultados efetivos e principalmente, para proteger a saúde.

É o treinador quem vai avaliar cada caso e propor as sequências de exercícios corretas para atender as necessidades e garantir a promoção da saúde e do bem-estar.

Se você quer experimentar o treino funcional de praia, a Sim Saudável tem uma ótima notícia pra você! Nós oferecemos essa modalidade e promovemos treinos funcionais que atendem os públicos mais diversos.

Acesse o nosso site e conheça o nosso trabalho.


1.091 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page