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Treino HIIT

Atualizado: 10 de dez. de 2020




Conheça o HIIT, o treino de alta intensidade que vem sendo muito procurado por quem deseja perder peso.


O que é treino HIIT?

HIIT é a sigla para High Intensity Interval Training, que traduzido para o português quer dizer treino de intervalos de alta intensidade.

O principal objetivo é a queima de calorias que ocorre tanto durante a realização dos exercícios quanto nas próximas 24 horas (pós-treino), ou seja, é uma modalidade de treino que utiliza métodos que resultam na rápida perda de peso e definição muscular.

No HIIT, a pessoa executa séries de exercícios que permitem atingir picos de alta intensidade que são intercalados com períodos de descanso, podendo estes serem ativos ou passivos, sendo que o mais comum é que as pausas sejam ativas, com a realização de exercícios de intensidade menor.


Como funciona o treino HIIT?

Por conta da alta intensidade dos exercícios, o treino tem uma duração curta que pode ser de 10 até 30 minutos, no máximo. Isso tem se mostrado como uma vantagem do HIIT, visto que acaba sendo uma alternativa interessante para quem tem pouco tempo na agenda para se exercitar.

Como o treino exige que sejam intercalados exercícios de alta intensidade com períodos de descanso, a prática pode compreender diferentes modalidades como:

  • Corrida;

  • Pular corda;

  • Agachamentos;

  • Subir escadas;

  • Flexões;

  • Burpees;

  • Polichinelo;

  • Musculação;

  • Natação;

  • Calistenia e outros.

Dentro das possibilidades de exercícios podem ser seguidos alguns protocolos. Os mais comuns são:

Método Tabata

Foca na realização de 8 séries com 20 segundos explorando a máxima intensidade, seguidas de 10 segundos de descanso passivo. As séries levam 4 minutos e são praticadas em 5 sequências, o que totaliza 26 minutos de treino.

Método Little

Aplica 12 séries de 60 segundos com foco na alta intensidade. O descanso é realizado com 75 segundos para a recuperação com baixa intensidade, ou seja, o corpo mantém-se ativo no descanso. No total são 27 minutos de treinamento para gerar energia, disposição e melhorar as respostas do organismo.


Quem pode fazer o treino HIIT?

É um treinamento indicado para todas as pessoas que desejam perder peso, pois estimula o gasto de calorias em prazos curtos de tempo, além de fazer com que o organismo continue queimando calorias pelas 24 horas posteriores ao treino.

Mas, é claro que alguns cuidados precisam ser tomados. Iniciantes, obesos e sedentários precisam ter cuidado, visto que os exercícios propostos aumentam muito a frequência cardíaca, sendo imprescindível o acompanhamento profissional.

Pessoas que portam algum tipo de problema cardiovascular precisam passar por avaliação médica antes de aderir ao treino HIIT.

O acompanhamento do profissional de Educação física também é fundamental para evitar possíveis lesões musculares durante os exercícios, para realização de aquecimento adequado e indicação das melhores séries para cada tipo de pessoa.


Principais vantagens

Essa é uma modalidade muito interessante para quem deseja emagrecer, mas tem dificuldades para adotar uma rotina de exercícios, especialmente pela falta de tempo. O HIIT pode ser feito em qualquer horário do dia e uma média de 15 minutos já é suficiente para otimizar o funcionamento do metabolismo e obter bons resultados.

Além disso, desde que sob a orientação de um profissional, o treino pode ser realizado em qualquer lugar, mesmo durante uma viagem ou naquele dia que você não consegue sair de casa. Essa vantagem se dá principalmente pelo fato de o HIIT não exigir equipamentos.


Benefícios da modalidade

A efetividade do HIIT para perda de peso está entre os principais benefícios da modalidade, porém, ela ainda é capaz de proporcionar:

  • Melhora do equilíbrio corporal: Ajuda no desenvolvimento da coordenação e da consciência corporal, melhorando o funcionamento geral do organismo e fortalecendo o sistema imune;

  • Bem-estar físico e mental: O corpo mantém-se mais ativo para as tarefas cotidianas, além de promover a sensação de bem-estar, por meio da liberação de hormônios que estimulam o ânimo, a felicidade e o bom-humor;

  • Melhora da frequência cardíaca: Por serem aplicados exercícios de alta intensidade, a frequência cardíaca aumenta e ao longo do tempo isso impacta numa melhora da frequência, além do condicionamento do corpo que ganha rapidez e agilidade;

  • Melhora a respiração: O controle da respiração é fundamental para evitar a fadiga durante a prática, ao longo do tempo isso se torna algo natural, o que ajuda a melhorar o ritmo do corpo e respirar de forma mais saudável;

  • Controle da pressão arterial: Atividades físicas regulares previnem a hipertensão e ajudam no controle da pressão arterial.


Como começar a praticar?

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