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Por que se alongar?


Entenda a importância do alongamento para a redução dos riscos de lesões e conheça todos os benefícios que a prática pode proporcionar. Por que se alongar?

A prática regular de atividades físicas contribui para a saúde e a qualidade de vida. O alongamento é uma preparação do corpo para a realização de exercícios e tem grande importância na prevenção de lesões e no aumento da flexibilidade.


O que são alongamentos?

Os alongamentos são um tipo de exercício físico que tem como objetivo preservar e aperfeiçoar a flexibilidade dos músculos do corpo humano. Sua prática promove um estiramento das fibras musculares, o que contribui para que o comprimento delas aumente.

Isso se deve ao aumento de temperatura que ocorre nos músculos durante a prática. Quanto mais se alonga um músculo, maior tende a ser o fluxo da articulação que é por ele controlada e, consequentemente, maior a flexibilidade.


Qual a importância do alongamento?

Ao aumentar a flexibilidade e a elasticidade dos músculos, os alongamentos ajudam na prevenção de lesões, ajudam a corrigir a postura e melhoram a circulação sanguínea. Além disso, favorecem a redução das tensões musculares e promovem o relaxamento.

Alongar o corpo ainda promove benefícios que atingem os órgãos internos, isso porque eles são massageados durante a prática. Exemplos são os rins, o intestino, fígado e pâncreas.

É claro que, para usufruir destes resultados, é importante a realização adequada dos movimentos. O recomendado é que seja sempre orientado e supervisionado por profissional de Educação Física.


Efeitos e Benefícios do alongamento

  1. Reduz os riscos de lesões musculares;

  2. Corrige a postura;

  3. Reduz tensões musculares;

  4. Diminui os riscos de disfunções na coluna;

  5. Reduz a incidência de câimbras;

  6. Promove sensação de bem-estar físico e mental;

  7. Melhora a percepção do próprio corpo ou consciência corporal;

  8. Estimula a liberação da serotonina;

  9. Melhora a coordenação motora;

  10. Promove o relaxamento muscular;

  11. Ativa a circulação sanguínea e a circulação de nutrientes no organismo;

  12. Contribui para a recuperação muscular após os exercícios;

  13. Melhora a flexibilidade das fibras musculares e reverte o que é conhecido como encurtamento muscular.


Tipos de alongamento

Existem diversos tipos de alongamentos, mas entre os mais usados pelos profissionais de educação física, estão o Alongamento estático, o dinâmico e o passivo.


Alongamento estático

É o mais tradicional, onde uma área é estendida, enquanto as outras partes do corpo se mantém estáticas. O recomendado é que o atleta permaneça por uma média de trinta segundos em cada posição para que se possa obter resultados.


Alongamento dinâmico

Também é chamado de alongamento balístico e promove um aumento da mobilidade das articulações, assim como da amplitude dos movimentos. É praticado em movimentos rítmicos como balançar ou saltar. Trabalha, ao mesmo tempo, diferentes estruturas por meio de estímulos que soltam e reduzem a tensão. Exemplos são correr no mesmo lugar, pêndulo, soldadinho e avanço.


Alongamento passivo

É feito com a utilização de algum acessório ou com a ajuda de outra pessoa na execução dos movimentos. Isso ajuda a controlar a força aplicada e a respeitar os limites corporais. Além disso, contribui para que as posições sejam feitas de maneira mais confortável.


Alongamentos nos treinos funcionais

O Alongamento é indicado tanto para o dia a dia, ajudando a manter a rotina mais saudável, quanto para quem pratica atividades físicas regulares e exercícios de alta intensidade. São indispensáveis para a preservação da saúde e para uma melhor performance.

Para os praticantes de treinos funcionais, é fundamental a realização dos alongamentos. Mas, como já citamos acima, o acompanhamento profissional se faz necessário para a realização correta dos movimentos e o aproveitamento de todos os benefícios.

A Sim Saudável trabalha com treinos funcionais que atendem os mais diversos públicos. Nossos profissionais tomam todos os cuidados necessários para um desempenho saudável das atividades, garantindo a efetividade dos resultados.

Se você busca por atividades físicas que sejam estimulantes, praticadas em ambientes descontraídos e harmoniosos, temos ótimas soluções para você!

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